A História teve início com a Invenção da Escrita. O primeiro capitulo abre-se na Mesopotâmia, no vale do rio Tigre e Eufrates, por volta de 4000 a.C.
Os sumérios, primeiro povo da Civilização Mesopotâmia, inventaram a escrita.Desde o início dos tempos, o homem tentava se comunicar. Na Pré-História o ser humano buscou se expressar através de desenhos pintados nas paredes de cavernas
Da necessidade humana de se expressar, os Sumérios criaram a Escrita Cuneiforme. Esta escrita era feita com ajuda de uma cunha, dai vem o nome Cuneiforme. As palavras eram escritas em tabletes de barro mole que se secavam ao sol. A Invenção da Escrita marca o início da Idade Antiga.
Os arqueólogos modernos descobriram bibliotecas inteiras na Mesopotâmia, sendo a mais famosa a que pertencia ao rei Assurbanipal, encontrada em Nínive, no Iraque. A Biblioteca de Assurbanipal contava com mais de 20 mil tabuletas.
A escrita cuneiforme evoluiu com o tempo, foi largamente usada pelos povos da Mesopotâmia. Esses povos adaptaram a escrita cuneiforme as suas próprias línguas. No início, os símbolos possuíam valor pictográfico (desenho de mão significava mão), mas, aos poucos passaram a ter também valor silábico.
Povos de línguas diversas como os sumérios, babilônicos, hititas e persas fizeram cerca de 350 caracteres cuneiformes.
A primeira pessoa a decifrar a escrita cuneiforme na Idade Contemporânea foi o alemão Georg Friendrich Grotefrend em 1802.
A Evolução da Escrita
Os Fenícios, civilização que vivia numa região do mar mediterrâneo onde hoje se situa-se o Líbano, inventaram o alfabeto. Eles criaram 22 sinais para representar o som das consoantes.
Algum tempo depois, os gregos incrementaram este alfabeto inventando as letras vogais. Até aos dias de hoje o Alfabeto Fenício aperfeiçoado pelos gregos é usado pelas Civilizações Ocidentais.
É interessante ver como os homens antigos tinham a preocupação de se evoluir, assim como nos dias de hoje!.
ResponderExcluir